Notícias

Pesquisar

Não perca nenhuma novidade sobre a Revinter! Receba todas as edições da Revinter no seu e-mail grátis!

Novidades para a Ciência Forense

A ciência forense ainda é uma área pouco explorada no Brasil, com baixos investimentos e poucos profissionais, é muito comum que cidades e munícipios nem tenham uma equipe de peritos para atuar nos crimes ali localizados.

A ciência forense é uma área interdisciplinar que abrange física, química, biologia, anatomia, entre outras matérias e tem como objetivo desvendar crimes e diversos assuntos legais através de conhecimentos científicos e técnicos. A primeira obra de ciência forense foi escrita no século 13 pelo juiz chinês Song Ci, e desde então os estudos tem cada vez se expandido mais, resolvendo crimes e garantindo justiça para muitas pessoas.

Mesmo que no Brasil não haja grande investimento nesse segmento nós possuímos profissionais extremamente habilitados para pesquisas científicas e aplicação de técnicas que auxiliaram nas investigações, não é a toa que entre 2 e 6 de outubro ocorrerá o XXIV Congresso Nacional de Criminalística, juntamente com o VII Congresso Internacional de Perícia Criminal e a XXIV Exposição de Tecnologias Aplicadas à Criminalística.

O Evento que irá reunir profissionais do Brasil e do exterior tem sua grade dividida entre diferentes temas da ciência forense, sendo eles: Genética e Biologia Forense; Locais de Crime de trânsito; Engenharia Forense; Documentoscopia e Grafoscopia Forense; Medicina Legal e Odontologia Forense; Balística Forense; Local de Crime; Química e Toxicologia Forense; Merceologia.

A ciência forense soluciona crimes de trânsito até assassinatos, e está muito presente em crimes ambientais, principalmente em regiões onde há grande extração e exportação de madeira. Nesses locais é muito comum o transporte irregular, e é somente com estudos, pesquisas e investigações que isso pode ser detido.

Em 2017 a Intertox realizou uma parceria com outros autores e irá publicar seu primeiro e-book de Toxicologia Forense, o Manual de Toxicologia Forense focado em crimes contra animais, organizado por André Fukushima. O e-book estará disponível para download gratuito no portal Intertox e pretende explicar as metodologias para extração e análise de amostras.

 

http://www.acritica.com/channels/cotidiano/news/peritos-do-am-apresentam-trabalhos-cientificos-no-maior-evento-forense-da-america-latina

http://www.floripaforense2017.com.br/evento/floripaforense2017/programacao/gradeatividades

https://super.abril.com.br/blog/superlistas/6-curiosidades-sobre-a-ciencia-forense/

1000 Caracteres remanescentes


Atendimento

Rua Turiassu, 390 | 9º Andar Perdizes | São Paulo-SP CEP 05.005-000 | Brasil

Newsletter

Não perca nenhuma novidade sobre a Revinter! Receba todas as edições da Revinter no seu e-mail grátis!

Search

Lançada! v. 11, n. 3 (2018): Volume 11 • Número 3 • Out de 2018 - São Paulo
botao 1