Pesquisar

Não perca nenhuma novidade sobre a Revinter! Receba todas as edições da Revinter no seu e-mail grátis!

treinamento transporte de produtos perigosos

ORCID – O currículo do pesquisador online

No Brasil, sempre quando precisamos conhecer o currículo de um pesquisador nós solicitamos o lattes do mesmo. A plataforma criada pelo CNPq tem como objetivo unificar todas as informações de produções científicas de seu usuário, além de fornecer dados de trabalho e contato. Porém, o lattes só se estende ao Brasil e alguns países da América do Sul, em qualquer outro país ainda há uma enorme dificuldade para localizar os dados científicos de pesquisadores, o que se torna uma tarefa árdua na organização de eventos ou julgamento de editais científicos.

Pensando nessa problemática surge a ORCID (Open Research and Contributors Indentification) que funciona como um DOI (Digital Object Identifier) para currículo de pesquisadores. A ferramenta lançada em 2012 é composta de um código único com 16 digitos para cada usuário, e assim como o DOI atribui informações para produções científicas, o ORCID forneceria os dados ligados ao pesquisador, facilitando a atribuição de informações e avaliação de currículos.

Totalmente gratuito e permanente a adoção do código é uma tendência para empresas e fundações financiadoras de pesquisa, e desde 2015 muitas editoras científicas internacionais passaram a exigir o código como elemento necessário para a submissão de artigos.

Semelhante ao lattes, o ORCID funciona através de um cadastro que possibilita o pesquisador informar todos os dados sobre suas pesquisas, estudos e trabalho, assim como um currículo. A ferramenta também auxilia na indexação correta em bases como SciElo, já que proporciona a solução para erros de digitação no subsidio das informações autorais.

Também chamado de RG do pesquisador o ORCID já está se tornando popular no Brasil, e em 2015 houve uma exigência de que todos os docentes da Universidade Estadual Paulista (UNESP) se cadastrassem no mesmo.

Apesar do registro ser gratuito para solicitação de códigos, instituições e empresas podem solicitar uma afiliação a plataforma, garantindo uma integração ao sistema e suporta em troca do pagamento de uma taxa anual.

Se você ainda não possui ORCID, corra e se cadastre! Através de soluções como essa é que nós moldamos o futuro da ciência no mundo.

1000 Caracteres remanescentes


Atendimento

Rua Turiassu, 390 | 9º Andar Perdizes | São Paulo-SP CEP 05.005-000 | Brasil

  • dummy+55 (11) 3868.6970

  • dummyatendimento@intertox.com.br

Newsletter

Não perca nenhuma novidade sobre a Revinter! Receba todas as edições da Revinter no seu e-mail grátis!

Search

Lançada! Revinter v. 10, n. 3 (2017): Volume 10 • Número 3 • Outubro de 2017 - São Paulo  botao 1