Notícias

Pesquisar

Não perca nenhuma novidade sobre a Revinter! Receba todas as edições da Revinter no seu e-mail grátis!

Ciência brasileira em pauta

Nesta sexta-feira, dia 29 de setembro, será realizada a 6ª edição do Circuito Ciência em Manaus, organizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). O circuito que deverá ocorrer entre 8h às 11h promete oferecer diversas atividades para as escolas estaduais que iram percorre-lo. Entre as exposições e práticas ambientais será possível saber mais a respeito sobre as queimadas urbanas, descarte de medicamentos, recursos hídricos e ter contato com grupos de escoteiro, além disso também será realizada uma visita ao planetário.

Sempre quando vemos tais atividades pensamos que a ciência no Brasil ganha mais forças, porém, a mesma passa por grandes problemas na atualidade. Como já visto em notícia anterior (http://revistarevinter.com.br/noticias/116-a-ciencia-no-brasil-corre-perigo), a ciência brasileira está sofrendo grandes cortes em seus recursos e não tem planejamento nem estrutura para continuar seus projetos até o fim do ano, ou então realiza-los em 2018.

A 3ª Marcha pela Ciência que irá ocorrer em 8 de outubro promete levantar essas questões e protestar quanto a esses cortes, além de garantir uma campanha para arrecadar recursos. Coordenada pela Academia de Ciências do Estado de São Paulo e pela Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo, o evento pretende se posicionar contra o corte programado pelo Projeto de Lei Orçamentária Anual para 2018 que representa uma redução de quase 40% em relação ao ano de 1027 que já teve um dos menores orçamentos da história. Desde o ano de 2015, estima-se que 12 bilhões deixaram de ser investidos em universidades e em pesquisa.

Diferente de outros países, a crise econômica brasileira usou como desculpa sua falta de recursos para cortar o investimento na ciência, enquanto nações mais desenvolvidas investiam em pesquisas em suas dificuldades, a fim de estimular as invenções e soluções criativas.

Portugal, por exemplo, realiza também nessa sexta-feira a Noite Europeia dos Investigadores, evento que promete oferecer para os curiosos e população local um pouco sobre as pesquisas que atualmente estão sendo financiadas no Brasil, além de contar com a possibilidade de conhecer e debater com os próprios cientistas.

Percebe-se que quando o assunto é ciência o Brasil ainda está muito atrás em vários aspectos de outros países desenvolvidos, principalmente devido a falta de interesse em maiores investimentos pelo governo federal.

 

Referências:

https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/inpa-realiza-a-6-edicao-do-circuito-da-ciencia-nesta-sexta-feira-29-em-manaus.ghtml

https://www.publico.pt/2017/09/29/ciencia/noticia/a-ciencia-vai-dar-uma-festa-em-todo-o-pais-e-toda-a-gente-esta-convidada-1787060

http://jornal.usp.br/universidade/marcha-pela-ciencia-protesta-contra-cortes-no-orcamento-de-2018/

1000 Caracteres remanescentes


Atendimento

Rua Turiassu, 390 | 9º Andar Perdizes | São Paulo-SP CEP 05.005-000 | Brasil

Newsletter

Não perca nenhuma novidade sobre a Revinter! Receba todas as edições da Revinter no seu e-mail grátis!

Search

Lançada! v. 11, n. 2 (2018): Volume 11 • Número 2 • Jun de 2018 - São Paulo  botao 1